Psoríase: os diferentes tipos da doença
Psoríase: o que é?
A psoríase é uma doença crónica da pele que provoca o aparecimento de manchas vermelhas e descamação. Não é contagiosa, pode surgir em qualquer idade e atinge 1 a 3% da população mundial.
Neste artigo, damos-lhe a conhecer os vários tipos da doença. Os sintomas podem sempre manifestar-se com alguma variação de pessoa para pessoa. Por conseguinte, o diagnóstico e tratamento adequados devem ser realizados por um dermatologista, capaz de determinar o tipo específico da doença e recomendar as melhores opções terapêuticas para cada caso.
Quais os diferentes Tipos de Psoríase?
- Psoríase em Placas - este é, de facto, o tipo mais comum, afetando cerca de 80% dos pacientes que sofrem desta doença . Caracteriza-se pelo surgimento de placas vermelhas e espessas na pele, cobertas por escamas prateadas. Essas placas podem aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais comuns nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e região lombar.
- Psoríase Gutata - é um tipo da doença caracterizado pelo surgimento de pequenas manchas vermelhas e escamosas na pele, que se assemelham a gotas. Geralmente, é desencadeada por infeções bacterianas, como a faringite estreptocócica e afeta principalmente crianças e jovens adultos.
- Psoríase inversa - também conhecida como flexural, ocorre nas áreas de dobras da pele como axilas, virilhas e sob os seios. As lesões são manchas vermelhas brilhantes e lisas, sem a presença das escamas típicas da doença em placas.
- Psoríase pustulosa - é uma forma rara e grave desta doença que se caracteriza pelo aparecimento de pústulas brancas preenchidas com pus, sobre uma pele vermelha e inflamada. Pode afetar áreas localizadas, como as mãos e os pés (psoríase pustulosa localizada) ou espalhar-se pelo corpo todo (psoríase pustulosa generalizada).
- Psoríase Eritrodérmica - Outra forma rara e grave da doença que afeta a maior parte da superfície corporal, causando uma inflamação generalizada da pele. Assim, a pele pode ficar vermelha, quente e descamativa e é comum a sensação de comichão intensa e constante e de dor.
- Psoríase do couro cabeludo - pode afetar também o couro cabeludo, causando manchas vermelhas e descamação na região. Pode-se estender além da linha do cabelo, afetando a testa, a nuca e a área em redor das orelhas.
- Psoríase Ungueal - Neste tipo, são afetadas as unhas das mãos e dos pés, causando alterações como sulcos longitudinais, manchas brancas, espessamento, descoloração, descamação e até a perda da unha.
Para esclarecer outras dúvidas sobre o tratamento desta doença ou para agendar a sua consulta com a Dra. Ana Moreira, dermatologista da Allure Clinic, preencha este formulário.
Dra. Ana Isabel Moreira
- Dermatologista Estética
- Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
- Especialista em Dermatologia e Venereologia
- Revisora de artigos científicos a convite de revistas internacionais
- Membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética (SPME)