O que são Angiomas?
Os angiomas são uma afeção dermatológica frequente que resulta de uma anomalia vascular na pele que, por sua vez, desencadeia manchas ou tumores benignos.
Podem desaparecer de forma espontânea ou perdurar toda a vida.
Costumam ser chamadas “marcas de nascença” ou anomalias vasculares superficiais.
É possível distinguir 2 grandes grupos de angiomas:
- Tumores vasculares benignos ou hemangiomas: nos quais se observa a proliferação ou produção exagerada (e mais ou menos rápida) dos vasos sanguíneos;
- Malformações vasculares nas quais os vasos não se multiplicam, mas são anormais, existindo uma dilatação severa (inclui malformações capilares, angiomas planos, malformações linfáticas, venosas ou artério-venosas).
Por norma, os angiomas são indolores e não representam perigo para a saúde. Manifestam-se como manchas na pele de diferentes cores, tamanhos e formas.
No entanto, aconselha-se procurar um médico dermatologista, que orientará o tratamento mais adequado, nas seguintes situações:
- Quando o angioma é volumoso (mais de 2 cm);
- Tem uma localização problemática: perto da pálpebra, ao redor dos olhos, da boca ou próximo das vias respiratórias (garganta e faringe);
- Causa desconforto estético muito perceptível e o paciente corre o risco de ficar desfigurado – o que tem repercussões importantes na sua vida social;
- Mostra sinais de ulceração, infeção ou observa-se sangramento;
- É doloroso;
- Abrange uma grande superfície da pele ou estão presentes diversos angiomas.
O tratamento vai depender da natureza do angioma, do seu tamanho e localização. O sucesso da terapêutica varia consoante as características da lesão cutânea e do paciente (por exemplo, a sua idade).
Tipos e Formas dos Angiomas
Angiomas planos (ou nevos telangiectásicos)
Benignos e muito frequentes, resultam de uma má-formação congénita dos capilares, os vasos mais pequenos do sistema circulatório.
Caracterizam-se por uma mancha rosada e plana, presente desde a nascença, de extensão e forma variáveis. Costuma ser unilateral e bem delimitada.
Tendem a surgir na face ou nos membros e não regridem de forma espontânea, embora não causem complicações.
Hemangioma infantil (ou angioma em morango)
Tumor benigno que se forma nos vasos sanguíneos. Resulta da proliferação rápida das células derivadas de pequenos vasos sanguíneos na pele.
Os angiomas superficiais têm uma superfície irregular (que se assemelha a um morango), enquanto os mais profundos, costumam ter coloração arroxeada e superfície lisa.
São o tumor benigno mais comum nas crianças. Surgem pouco depois do nascimento e tendem a crescer com rapidez durante o primeiro ano de vida.
Angiomas Estelares
Caracterizado por pequenas manchas cutâneas, avermelhadas ou arroxeadas, constituídas por um ponto central, arredondado e dilatado. Ao seu redor tem capilares dilatados que causam a forma de estrela ou de aranha.
São benignos e surgem com mais frequência nas pessoas com tez clara. Desenvolvem-se mais tarde na vida adulta e parecem estar relacionados com a exposição solar sem proteção, gravidez, contracepção oral, etc.
Angiomas Rubi (ou nevus rubi)
Reconhecidos por pequenas manchas vermelhas na pele, planas, e que surgem na vida adulta (depois dos 30 anos). Podem aumentar de tamanho e quantidade com o passar do tempo.
Costumam aparecer em locais pouco visíveis, como o couro cabeludo e costas, embora também se encontrem no tronco e face.
Não representam risco para a saúde dos pacientes, mas caso se verifique sangramento, é necessário consultar um médico especialista.
Por norma, não regridem e têm uma evolução lenta.
Médica Especialista
em Angiomas
Dra. Ana Isabel Moreira
- Dermatologista Estética
- Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
- Especialista em Dermatologia e Venereologia
- Revisora de artigos científicos a convite de revistas internacionais
- Membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética (SPME)