O que é a Fisioterapia Vascular?
A Fisioterapia Vascular, desenvolvida no âmbito da Doença Venosa Crónica (DVC), previne o agravamento da doença, promove e reabilita a saúde, auxiliando no tratamento desta alteração vascular, melhorando o funcionamento e o condicionamento circulatórios. Através da fisioterapia, evita-se a perda funcional do indivíduo e minimizam-se as consequências clínicas da doença.
Assim, a fisioterapia vascular é indicada para:
- minimizar as alterações venosas que ocorrem nas pernas;
- prevenir o aumento da pressão venosa, a acumulação de líquidos, bem como melhorar o retorno venoso;
- reduzir possíveis riscos de úlceras venosas;
- contribuir para a qualidade de vida do paciente.
A doença venosa crónica (DVC) é uma alteração que ocorre no sistema venoso, principalmente nas pernas, onde as válvulas perdem a sua função, e que afeta o sistema venoso superficial e profundo.
A importância da Fisioterapia Vascular
A fisioterapia vascular irá atuar melhorando o retorno venoso, minimizando a retenção de líquidos e a formação de linfedema, diminuindo a dor e na prevenção de fibroses.
Através de uma combinação de exercícios, drenagem linfática manual e compressões elásticas, é possível melhorar o retorno venoso, a oxigenação e a nutrição dos tecidos.
Este tratamento proporciona ao paciente a sensação de conforto, diminuindo a dor, e o alívio na sensação de pernas pesadas. Quando realizado o tratamento correto, as dores vão desaparecendo progressivamente.
Fisioterapia vascular - principais técnicas
A drenagem linfática manual é uma técnica que utiliza as mãos, com leve pressão e movimentos lentos. Realizada por terapeutas especializados, permite o tratamento do edema, melhorando o retorno linfático e diminuindo a dor.
A drenagem linfática manual estimula e melhora o retorno venoso, a desintoxicação dos tecidos, a nutrição e oxigenação celular.
Refira-se também a eletroterapia com os aparelhos de laser, led e pressoterapia, atuando na regeneração dos tecidos e na cicatrização pós-operatória, oferecendo mais nutrientes para a cicatrização e a pressoterapia, auxiliando na absorção do inchaço.
Linfotaping – nesta técnica, são utilizadas bandagens elásticas nas alterações que ocorrem no sistema linfático. Atua reduzindo a dor, diminuindo a congestão linfática e os hematomas.
Benefícios da fisioterapia vascular
- Melhora o retorno venoso, a oxigenação e a nutrição dos tecidos;
- Melhora os movimentos do membro afetado;
- Diminui a sensação de pernas pesadas;
- Diminui a sensação de cansaço;
- Diminui a dor e desconforto;
- Diminui a presença de líquidos nos tecidos;
- Diminui a pressão dos vasos;
- Melhora a qualidade de vida e a realização de atividades diárias do paciente.
Especialista
em Fisioterapia Vascular
Dra. Marianna Lou
- Especialista em Fisioterapia Oncológica e Dermatofuncional
- Licenciada em Fisioterapia pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro
- Mestre e Doutora em Bioética e Saúde Coletiva