Perguntas Frequentes sobre Otoplastia

1

Existem complicações associadas à correção das orelhas?

Os pacientes descrevem um período pós-operatório tranquilo. Pode surgir algum desconforto e dor ligeira, facilmente controlável com a medicação prescrita. É normal surgirem nódoas negras e inchaço na área, que regridem completamente em poucos dias.

2

O que posso esperar dos resultados da Otoplastia?

Deve cumprir as recomendações pós-operatórias para alcançar o resultado desejado. O reposicionamento das orelhas é visível logo após a primeira consulta de follow-up. Após 1 a 2 meses, o resultado final é 100% visível.

3

A Otoplastia é um procedimento doloroso?

Como é utilizada anestesia, o procedimento é indolor. A escolha do tipo de anestesia depende da gravidade da malformação, duração do procedimento, idade, entre outros fatores.

4

Vou ficar com cicatrizes visíveis depois da Otoplastia?

Como em todas as cirurgias, existe uma cicatriz, mas a Otoplastia não deixa marcas visíveis porque a incisão cutânea é realizada por detrás das orelhas.

5

Quando posso retomar a vida normal após o tratamento para a correção das orelhas?

O procedimento é feito em ambulatório, o que significa que pode regressar a casa no mesmo dia. No caso das orelhas em abano, deve utilizar uma fita de proteção durante a noite para evitar traumatismos. Na cirurgia para reparar os lóbulos auriculares, vai usar um brinco mola durante cerca de 2 meses.

6

O meu filho tem as orelhas em abano. A partir de que idade pode fazer a cirurgia de Otoplastia?

Por norma, entre os 5 e os 6 anos já é possível realizar a intervenção cirúrgica. Mas cada caso é um caso e deve ser avaliado pelo médico especialista. O importante é saber que existe solução. O seu filho vai poder corrigir este problema estético, de forma simples e descomplicada.

Nota Clínica: Esta página apresenta noções gerais e utiliza uma linguagem adequada aos leitores sem formação na área. O conteúdo foi redigido de acordo com o conhecimento científico atual sobre Otoplastia e revisto pelos médicos da Allure Clinic.