O que um teste de ADN pode fazer por si?
A medicina personalizada é uma prática emergente que utiliza o perfil genético de um indivíduo para orientar decisões na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de determinadas doenças.
Somos todos diferentes e, atualmente, sabe-se que uma abordagem de tratamento igual para todos não é suficiente para garantir a saúde ótima de um indivíduo.
Os nossos genes determinam quem somos, desde as características mais óbvias que vemos, quando olhamos um para o outro, até às diferenças menos óbvias, como por exemplo: os nossos riscos para desenvolver diferentes doenças, a capacidade de responder a certos medicamentos ou certos estilos de vida que nos podem ser benéficos.
Atualmente, oferecemos seis testes genéticos de ponta que disponibilizam informações importantes em todo o espectro da saúde. A adaptação de um plano nutricional com base nos resultados dos testes pode ajudar em diversas situações, tais como: no controlo de peso, no desempenho atlético, com a otimização das estratégias de treino e de recuperação; na prevenção de doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro e outras doenças provenientes do estilo de vida.
Os resultados dos testes são apresentados em gráficos simples e de fácil interpretação, para o ajudar e ao seu médico a definir um tratamento personalizado e um plano de estilo de vida que o ajudará a obter uma saúde ótima.
O seu relatório apresentará uma lista dos genes testados e o respetivo impacto no processo metabólico ou bioquímico relevante: desde “Sem impacto” a “Impacto elevado”.
DNA Mind
Variações genéticas envolvidas nos principais processos biológicos que contribuem para o risco de desenvolvimento de distúrbios de saúde mental, podem dar uma visão da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da respetiva doença.
O conhecimento das variações genéticas individuais, associado às mudanças nas principais áreas biológicas que afetam a saúde mental, pode ser utilizado para determinar estratégias de prevenção de doenças do foro mental. As fragilidades nessas áreas, em conjunto com os fatores ambientais, aumentam o risco de desenvolvimento de doenças mentais.
DNA Mind analisa 30 genes que revelam ter uma associação significativa com os principais distúrbios da saúde mental.
DNA Mind analisa associações nas seguintes áreas:
- Distúrbios neurodegenerativos – declínio cognitivo leve e doença de Alzheimer;
- Transtornos de humor – depressão, transtorno bipolar, ansiedade e stress pós-traumático;
- Comportamentos aditivos – risco de dependência ao álcool, à nicotina, ao cannabis e aos opiáceos, resposta psicótica do uso de cannabis e distúrbios alimentares (compulsão alimentar).
Especialista
em DNA Mind
Dra. Bárbara Nogueira
- Especialista em Genética e Nutrigenética
- Licenciada em Ciências da Nutrição
- Mestre em Food Innovation and Health
- Formadora na área de Genética