O que um teste de ADN pode fazer por si?
A medicina personalizada é uma prática emergente que utiliza o perfil genético de um indivíduo para orientar decisões na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de determinadas doenças.
Somos todos diferentes e, atualmente, sabe-se que uma abordagem de tratamento igual para todos não é suficiente para garantir a saúde ótima de um indivíduo.
Os nossos genes determinam quem somos, desde as características mais óbvias que vemos, quando olhamos um para o outro, até às diferenças menos óbvias, como por exemplo: os nossos riscos para desenvolver diferentes doenças, a capacidade de responder a certos medicamentos ou certos estilos de vida que nos podem ser benéficos.
Atualmente, oferecemos seis testes genéticos de ponta que disponibilizam informações importantes em todo o espectro da saúde. A adaptação de um plano nutricional com base nos resultados dos testes pode ajudar em diversas situações, tais como: no controlo de peso, no desempenho atlético, com a otimização das estratégias de treino e de recuperação; na prevenção de doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro e outras doenças provenientes do estilo de vida.
Os resultados dos testes são apresentados em gráficos simples e de fácil interpretação, para o ajudar e ao seu médico a definir um tratamento personalizado e um plano de estilo de vida que o ajudará a obter uma saúde ótima.
O seu relatório apresentará uma lista dos genes testados e o respetivo impacto no processo metabólico ou bioquímico relevante: desde “Sem impacto” a “Impacto elevado”.
DNA Oestrogen
Melhorar o metabolismo dos estrogénios é benéfico para as mulheres que sofrem de condições de dominância estrogénica, como a endometriose, a síndrome pré-menstrual e os fibromiomas uterinos.
Sabe que 80% do cancro de mama ocorre em mulheres sem histórico familiar? Investigações demonstraram que uma maior exposição a estrogénios ao longo da vida é um forte fator de risco no desenvolvimento de cancro da mama.
O DNA Oestrogen testa variantes genéticas que demonstraram ter um impacto na metabolização dos estrogénios e, como tal, podem ajudar as pessoas a diminuir o seu risco de desenvolver cancro da mama.
DNA Oestrogen analisa as seguintes áreas:
- Fase 1 da desintoxicação;
- Fase 2 da desintoxicação;
- Stress oxidativo;
- Fatores de risco individuais associados à terapia hormonal de substituição, aos contracetivos orais, à suplementação com hormonas bioidênticas e à fertilização in-vitro;
- Estratégias de intervenção para pacientes de risco.
Especialista
em DNA Oestrogen
Dra. Bárbara Nogueira
- Especialista em Genética e Nutrigenética
- Licenciada em Ciências da Nutrição
- Mestre em Food Innovation and Health
- Formadora na área de Genética