Perguntas Frequentes sobre Doença Carotídea

1

O que provoca o bloqueia das artérias carótidas?

A doença carotídea é provocada pela acumulação de placa nas artérias que transportam o sangue para o cérebro. As causas associadas são o colesterol, cálcio, tecido fibroso ou outros detritos de células que formam êmbolos – a este processo chamamos aterosclerose.

2

Quais são os sintomas da doença carotídea?

Em muitos casos, esta doença é assintomática até que aconteça o temido acidente vascular cerebral. No entanto, alguns dos sintomas podem ser a fraqueza repentina, dormência do rosto, braços ou pernas, dificuldade em falar, problemas súbitos de visão, tonturas e dores de cabeça intensas.

3

É possível prevenir um AVC?

Uma vez que os sintomas da doença carotídea podem ser impercetíveis, o acidente vascular cerebral pode ocorrer sem qualquer previsão. Para prevenir é fundamental ter atenção aos fatores de risco da doença carotídea.

4

A cirurgia da doença carotídea é perigosa?

A endarterectomia carotídea tem sérios riscos para o paciente, sobretudo se tiver mais de 75 anos. As complicações que podem surgir são AVC, ataque cardíaco ou até pôr em perigo a vida do doente. No entanto, é um método necessário para tratar a doença carotídea.

Nota clínica: Esta página apresenta noções gerais e utiliza uma linguagem adequada aos leitores sem formação na área. O conteúdo foi redigido de acordo com o conhecimento científico atual sobre o tratamento da Doença Carotídea e revisto pelos médicos da Allure Clinic.

Fale connosco
1
Necessita de ajuda?
Whatsapp Allure Clinic
Olá! Em que podemos ajudar?
(Estamos disponíveis todos os dias úteis das 10:00 às 19:00)