Perguntas Frequentes sobre Linfedema

1

A que médico devo recorrer para tratar o Linfedema?

Um médico especialista em cirurgia vascular é o profissional mais indicado para diagnosticar e sugerir os tratamentos mais eficazes para os seus problemas linfáticos.

2

Tenho as pernas muito inchadas, mas não sei se será Linfedema. Como é feito o diagnóstico?

O Linfedema é diagnosticado com base no historial do paciente e num exame físico. Todavia, para ter uma melhor visão do problema, o cirurgião vascular pode solicitar exames específicos. É importante que não adie o problema.

3

O Linfedema nas pernas é tratável?

Sim. Há tratamentos tais como massagens linfáticas manuais, exercícios de compressão, entre outros, que aliviam os sintomas com eficácia. A cirurgia é reservada apenas para os casos mais graves.

4

O que posso fazer em casa para aliviar os sintomas do Linfedema?

Enquanto paciente pode e deve ter um papel ativo. Deve lavar os membros afetados de modo especialmente disciplinado e colocar hidratante, evitar roupas e acessórios apertados ou sentar-se de pernas cruzadas. Estes pequenos gestos podem ter impacto na qualidade de vida.

Nota clínica: Esta página destina-se à divulgação de noções gerais. Foi utilizada linguagem facilmente perceptível por leitores sem formação específica em linfedema. As noções apresentadas são ainda assim as mais consensuais à luz do conhecimento científico actual sobre linfedema.

Fale connosco
1
Necessita de ajuda?
Whatsapp Allure Clinic
Olá! Em que podemos ajudar?
(Estamos disponíveis todos os dias úteis das 10:00 às 19:00)