Perguntas Frequentes sobre Eletrocirurgia

1

Para que tipo de lesões cutâneas é indicada a Eletrocirurgia?

A eletrocirurgia é indicada para a excisão de lesões cutâneas superficiais, tais como verrugas, fibromas pêndulos, queratoses seborreicas e granulomas piogénicos.
Tem a vantagem de ser um procedimento rápido, com bons resultados estéticos e sem sangramento durante o procedimento. Para além disso, na maior parte dos casos, é possível recolher tecido para análise anatomopatológica.

2

Quanto tempo demora a cicatrização?

A rápida cicatrização é uma das vantagens da eletrocirurgia, pois demora entre 7 a 15 dias e o risco de complicações é mínimo.

Este procedimento também não envolve cortes na pele, nem pontos. À medida que o tempo passa, a cicatriz na zona tratada torna-se cada vez menos visível.

3

Quais os riscos envolvidos na Eletrocirurgia?

Potencialmente existe sempre o risco de queimadura ou infecção contudo se realizado por um médico com experiência raramente ocorrem efeitos laterais relevantes. Geralmente verifica-se uma total satisfação com os resultados obtidos.

Nota Clínica: Esta página apresenta noções gerais e utiliza uma linguagem adequada aos leitores sem formação na área. O conteúdo foi redigido de acordo com o conhecimento científico atual sobre Eletrocirurgia e revisto pelos médicos da Allure Clinic.