Perguntas Frequentes sobre Diabetes mellitus

1

Qual a melhor alimentação para uma pessoa com diabetes mellitus?

O plano alimentar deve ser sempre realizado por um nutricionista.

2

Qual o melhor treino físico para uma pessoa com diabetes mellitus?

Depois de um check-up cardíaco, o melhor treino deve ser sempre o individualizado a cada um e orientado por um profissional de desporto ou por um fisioterapeuta.

Hábitos de vida saudáveis são sempre aconselháveis, pelo que ser mais ativo nas atividades do dia a dia e caminhar são ótimos exercícios (prestando sempre atenção à roupa e ao calçado adequados).

3

Tendo diabetes, irei fazer insulina?

Depende. Se for uma diabetes em que há destruição das células do pâncreas (e como tal não há produção de insulina) não existirá outra alternativa (até à data) além dessa – o tratamento com insulina.

Se for outra a etiologia (a causa) da diabetes, temos cada vez mais fármacos a que podemos recorrer antes da insulina, sendo o tratamento com insulina um “fim de linha”, digamos assim.

Contudo, sabemos que algumas pessoas acabam por necessitar do tratamento com insulina, depois de já terem esgotado todas as outras alternativas.

4

Quais os tipos de diabetes?

As mais conhecidas são a tipo 1 (a que necessita de insulina), a tipo 2 (conhecida como “da idade”, embora hoje em dia, com os números crescentes da obesidade, comecemos a ter diabetes tipo 2 em idades cada vez mais jovens) e a da grávida (gestacional).

Contudo, existem vários outros tipos associados a alterações genéticas, mitocondriais, síndromes, doenças ou até induzida por fármacos (os mais conhecidos – os corticoides) ou por cirurgia (por exemplo, quando tem de se retirar uma parte substancial do pâncreas).

Convém chamar a atenção para a Diabetes tipo MODY (maturity-onset diabetes of the young), uma doença autossómica dominante e, portanto, com probabilidade de transmissão para os filhos de 50%. Costuma ser diagnosticada antes dos 25 anos e, regra geral, há vários membros da família com diabetes.

De referir ainda a Diabetes tipo LADA (Latent Autoimmune Diabetes in Adults), uma diabetes autoimune (como a tipo 1), que surge no adulto.

5

Existe alguma diabetes mais grave do que a outra?

A Diabetes é uma doença crónica que se caracteriza por valores elevados de glicose (açúcar) no sangue.

Esses níveis elevados causam toxicidade nos órgãos e o problema é justamente esse, o do mau controlo metabólico e o da lesão de órgão-alvo.

Ou seja, não existe uma diabetes mais grave do que outra, mas existe diabetes mal controlada e, isso sim, é que determina a gravidade da doença.

6

A Diabetes tem cura?

A Diabetes é uma doença crónica que necessita de tratamento para a vida toda.

Existem casos descritos de Diabetes associadas a obesidade mórbida que remitiram com perda franca de peso, para um peso normal. Contudo, essa não é a regra.

Fale connosco
1
Necessita de ajuda?
Whatsapp Allure Clinic
Olá! Em que podemos ajudar?
(Estamos disponíveis todos os dias úteis das 10:00 às 19:00)