O que são as Injeções de Toxina?
As injeções de toxina fazem parte de um procedimento aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) para acabar com a hiperidrose primária em várias zonas do corpo, tais como:
- Axilas
- Mãos
- Costas
- Peito
- Testa
- Couro cabeludo
A única desvantagem deste tratamento é que reduz apenas temporariamente o suor excessivo, por isso tem de ser repetido, em média, a cada 6 meses.
Tratamento com Injeções de Toxina
O tratamento é realizado no consultório e consiste na aplicação de pequenas injeções na área a tratar. É praticamente indolor e seguro para os pacientes, sem quaisquer efeitos colaterais.
Após uma anestesia local, o procedimento é feito com uma agulha extremamente fina através da qual é injetada uma substância que tem como finalidade bloquear a acetilcolina, que é responsável pela ativação das glândulas sudoríparas, uma vez que é a transmissora dos impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso (no fundo, dá a “ordem” para transpirar).
Procedimento
Cerca de 15 minutos (dependendo da extensão da área a tratar);
Anestesia local;
Paciente vai para casa no próprio dia e pode retomar as suas atividades diárias de imediato.
Pós-tratamento
Após o tratamento, o paciente pode retomar a sua rotina em pleno, pois não existem quaisquer restrições nas atividades laborais ou de lazer.
É recomendado que sejam evitados esforços físicos abruptos ou a utilização de saunas no dia do tratamento.
É normal aparecerem pequenas equimoses (“nódoas negras”) na área onde foram aplicadas as injeções, que resolvem, sem problemas, em poucos dias. Para acelerar a sua resolução poder-se-á aplicar gelo local.
O resultado começa a ser notório entre o 3º e o 5º dia após ter realizado o tratamento.
Porém, sendo que a substância é absorvida de forma natural e gradual pelo organismo, o procedimento poderá ter que ser repetido ao final de 3 a 6 meses, dependendo de pessoa para pessoa, para manter os resultados.
Médica Especialista
em Injeções de Toxina
Dra. Ana Isabel Moreira
- Dermatologista Estética
- Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
- Especialista em Dermatologia e Venereologia
- Revisora de artigos científicos a convite de revistas internacionais
- Membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética (SPME)