O que é a Hiperidrose?
A hiperidrose caracteriza-se pela transpiração anormalmente excessiva, mesmo em condições normais sem a prática de exercício físico ou temperaturas altas associadas, causada pelo sistema nervoso simpático.
Esta condição pode ser generalizada, ou ocorrer com maior incidência nas axilas, nas mãos e pés, ou em outras partes do corpo como:
- Couro cabeludo
- Testa
- Peito
- Costas
O suor em excesso acaba por interferir com atividades do dia a dia dos pacientes e, em casos mais acentuados, causar constrangimento social.
Esta é uma condição mais comum do que aquilo que se possa pensar. Em Portugal, estima-se que pelo menos 500 mil pessoas sofrem de hiperidrose nas várias zonas do corpo.
Causas
As causas da transpiração excessiva podem estar ligadas a fatores hereditários, emocionais, ou outras patologias.
Hiperidrose Primária
Este tipo de hiperidrose revela-se na infância ou adolescência em zonas focalizadas como o couro cabeludo, a testa, as mãos, os pés, ou outras.
Uma vez que é impossível determinar o fator que despoleta esta condição, acredita-se que se trata de uma característica hereditária.
Hiperidrose Secundária
Falamos de uma condição de suor excessivo que surge, geralmente, na idade adulta e é causada por uma doença ou efeito colateral de fármacos.
Neste caso, a transpiração é generalizada no corpo todo, ocorrendo também durante o sono.
Transpiração Excessiva em Várias Áreas do Corpo
Quando a hiperidrose existe em zonas como a cabeça, a testa, o peito ou as costas, o tratamento mais eficaz é uma opção não cirúrgica à base de injeções.
É um tratamento seguro, sem efeitos colaterais, e é praticamente indolor, feito com uma agulha muito fina.
Ainda que seja eficaz, este procedimento permite apenas uma redução temporária do suor excessivo, uma vez que a substância que é injetada é absorvida naturalmente pelo organismo. Para manter o seu efeito deve ser aplicado, em média, a cada 3-6 meses.
Médico Especialista
em Suor em outras áreas do corpo
Prof. Doutor Sérgio Sampaio
- Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
- Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
- Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular
- Fellow do European Board of Vascular Surgery