Hiperidrose Compensatória – O que é e qual a causa associada?
O suor excessivo, quando independente da prática de exercício físico ou de altas temperaturas, pode causar desconforto e constrangimento social.
A verdade é que a hiperidrose, nome dado à doença de excesso de transpiração que afeta mais de 500 mil portugueses, tem visto uma luz ao fundo do túnel no que toca a tratamentos disponíveis, mas alguns destes tratamentos podem ter um risco associado: a hiperidrose compensatória (isto é, passar a transpirar abundantemente de outras regiões do corpo).
Tratamentos para a Hiperidrose
Dependendo do tipo de hiperidrose e da área afetada são vários os procedimentos que podem ser sugeridos pelo seu médico, entre eles:
- Tratamentos Tópicos (aplicados localmente sobre a pele);
- Medicação Oral;
- Injeções Regulares com Toxina;
- MiraDry®;
- PalmaDry (Iontoforese);
- Simpaticectomia Torácica Endoscópica.
Tratamentos Tópicos
Podem ser sugeridos antitranspirantes com cloreto de alumínio, ou cremes com glicopirrolato que têm como objetivo bloquear a produção do suor e inibir a ativação das glândulas sudoríparas.
- Não apresenta risco de hiperidrose compensatória.
Medicação Oral
Existem medicamentos que funcionam como bloqueadores da transmissão dos impulsos nervosos (isto é, vão bloquear a “ordem para transpirar”). Nestes casos, esta medicação consegue atenuar a produção de suor.
- Não apresenta risco de hiperidrose compensatória.
Injeções Regulares com Toxina
As injeções regulares com toxina são uma excelente forma para combater temporariamente a hiperidrose axilar, palmar e em outras partes do corpo, tratando as áreas específicas nas quais são aplicadas. O que acontece neste caso, é o bloqueio da neurotransmissão dos nervos simpáticos para as glândulas sudoríparas, reduzindo, assim, o suor excessivo.
- Não apresenta risco de hiperidrose compensatória na maioria dos casos (e quando tal ocorre é apenas transitoriamente e num grau pouco significativo).
MiraDry®
O MiraDry® é um procedimento específico para acabar com o excesso de transpiração ou bromidrose nas axilas. É um procedimento que utiliza energia eletromagnética para dissolver as glândulas sudoríparas e tem resultados imediatos e permanentes.
- Não apresenta risco de hiperidrose compensatória.
PalmaDry (Iontoforese)
O PalmaDry, que tem por base a iontoforese, é um tratamento eficaz para diminuir o suor excessivo nas mãos e nos pés. O procedimento consiste na aplicação de uma baixa corrente elétrica que, através dos minerais da água, bloqueiam as glândulas sudoríparas.
- Não apresenta risco de hiperidrose compensatória.
Simpaticectomia Torácica Endoscópica
A simpaticectomia torácica é um procedimento cirúrgico muito eficaz para acabar com a transpiração excessiva nas axilas e nas mãos. Esta intervenção pode também ser utilizada para tratar situações de rubor facial. Este tratamento é minimamente invasivo e tem uma taxa de sucesso perto de 100% no tratamento da hiperidrose palmar.
- No entanto, apresenta um risco elevado de desenvolver hiperidrose compensatória.
O que é a Hiperidrose Compensatória?
A hiperidrose compensatória, também conhecida por hiperidrose reflexa, é uma forma de neuropatia que pode ocorrer no pós-operatório da cirurgia de simpaticectomia torácica.
Define-se pela tentativa do corpo faz para tentar compensar a produção de suor perdida nas áreas tratadas na simpaticectomia torácica.
No fundo, o paciente deixa de transpirar da área que inicialmente foi tratada mas passa a transpirar abundantemente de outras zonas.
Esta condição é imprevisível. Isto quer dizer que qualquer pessoa que seja submetida a este procedimento pode desenvolver hiperidrose reflexa. No entanto, o índice de massa corporal do paciente, a idade e o tabagismo aumentam a probabilidade de desenvolver esta condição.
A boa notícia é que, num estudo feito sobre os Resultados da Simpaticectomia Toracoscópica, é percetível que:
Apesar de 79% dos pacientes afirmarem que desenvolveram hiperidrose compensatória, 93% dizem estar satisfeitos com o resultado da cirurgia.
Desta forma, podemos concluir que a hiperidrose compensatória é, geralmente, bastante tolerada pela maioria dos pacientes, não implicando qualquer tipo de transtorno significativo no dia a dia do indivíduo.
Em que zonas do corpo ocorre com maior frequência?
Tendencialmente, pode sentir-se o ligeiro agravamento do suor em áreas não tratadas como:
- Costas;
- Peito;
- Abdómen;
- Pernas;
- Couro cabeludo;
- Pés.
Qual o tratamento para a Hiperidrose Compensatória?
Apesar de haver um risco elevado de desenvolver hiperidrose reflexa aquando da cirurgia de simpaticectomia torácica, e uma vez que os sintomas na sua maioria das vezes leves, a maioria dos casos é tratado com a utilização de antitranspirantes ou medicação oral. A medicação oral poderá aliviar os sintomas em até 70% dos casos. Não há tratamento definitivo para a hiperidrose compensatória.
Fale com um Médico Especialista e saiba qual o melhor tratamento
Se sofre de transpiração excessiva e procura uma solução eficaz, deve falar com um médico especialista para um correto diagnóstico.
Na Allure Clinic temos diversos procedimentos para acabar com o excesso de suor em várias zonas do corpo.
Fale com a nossa equipa médica e encontre a melhor solução.
Referências:
Hyperhidrosis (2017) - https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hyperhidrosis/diagnosis-treatment/drc-20367173
Hyperhidrosis Treatments - https://www.valleyhealth.com/services/hyperhidrosis-center/hyperhidrosis-treatments
ETS Surgery - https://www.valleyhealth.com/services/hyperhidrosis-center/hyperhidrosis-treatments/ets-surgery
Paliogiannis, P., Marrosu, A., Attene, F. et al. An unusual case of excessive sweating affecting the right upper limb after bilateral endoscopic thoracic sympathectomy for primary palmar hyperhidrosis: recurrence or compensatory hyperhidrosis?. Eur Surg 46, 169–172 (2014) - https://doi.org/10.1007/s10353-014-0275-7
Riet, M., Smet, A., Kuiken, H. et al. Prevention of compensatory hyperhidrosis after thoracoscopic sympathectomy for hyperhidrosis. Surg Endosc 15, 1159–1162 (2001) - https://doi.org/10.1007/s004640090097
Dra. Joana de Carvalho
- Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
- Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular
- Fellow of the European Board of Vascular Surgery
- Member of the College of Phlebology