Perguntas Frequentes sobre Curetagem Cutânea

1

A Curetagem deixa cicatrizes visíveis?

A curetagem está indicada para lesões muito superficiais. Por norma, não deixa cicatrizes visíveis e permanentes, mas pode ocorrer uma discreta marca na pele. As cicatrizes costumam ser redondas, planas e do tamanho da lesão original. Nos dias a semanas após o procedimento, a cicatriz pode estar mais avermelhada, mas é uma situação temporária e que faz parte do processo normal de cicatrização.

2

Quanto tempo demora a cicatrização após Curetagem?

O tempo de cicatrização depende do tamanho da lesão e de fatores internos ao próprio paciente. Após uma semana, é expectável que já se tenha formado uma pequena crosta que indica a correta cicatrização da lesão. Essa crosta deverá cair espontânea e naturalmente. Durante a fase de regeneração da pele, a zona deve ser cuidadosamente desinfectada e hidratada.

3

A Curetagem é um procedimento doloroso?

A curetagem é um procedimento praticamente indolor. Contudo, em algumas situações, pode ser aplicada uma anestesia tópica ou local para conforto do paciente. Durante o procedimento pode sentir uma sensação de pressão, mas nunca dor intensa ou insuportável.

4

É necessário dar pontos?

Este tipo de procedimento não envolve uma sutura porque não existem cortes na pele. Caso se tratem de lesões muito extensas, o seu Dermatologista indicará outro tipo de procedimento, igualmente eficaz. Após curetagem, colocam-se pequenos pensos nas zonas tratadas que poderão ser removidos após algumas horas.

5

A pele envolvente à lesão pode ser danificada?

A pele que vai ser removida durante a curetagem cutânea apresenta características diferentes do tecido saudável. Portanto, durante o procedimento é apenas raspada a zona da lesão, sem danificar a pele envolvente. É um procedimento muito preciso, eficaz e com óptimos resultados estéticos.

Nota Clínica: Esta página apresenta noções gerais e utiliza uma linguagem adequada aos leitores sem formação na área. O conteúdo foi redigido de acordo com o conhecimento científico atual sobre Curetagem Cutânea e revisto pelos médicos da Clínica Allure.