Obesidade: o que é?
Desde 2008 que a Obesity Society defende que a obesidade deve ser encarada como uma doença, uma patologia crónica caracterizada por excesso de massa gorda e que, com o passar do tempo, conduz a alterações estruturais e funcionais do organismo, aumentando desse modo o risco de desenvolver outras doenças responsáveis por morbilidade e mortalidade precoces:
- diabetes mellitus;
- hipertensão arterial;
- dislipidemia;
- esteatose hepática;
- patologia osteoarticular;
- lipedema;
- asma;
- apneia do sono;
- aumento do risco de determinados cancros.
Obesidade: Causas
A obesidade está associada a um potencial genético, hereditário, mas também a fatores ambientais e a fatores comportamentais. Pensa-se também que possa estar associada a alterações dos processos neuronais (processos psicológicos que ocorrem a nível cerebral e que podem determinar esta doença tão prevalente).
Deve ser avaliada em consulta de Endocrinologia para se determinar a etiologia (causa), bem como o tratamento a seguir.
Obesidade: tratamento
A obesidade é caracterizada por várias apresentações clínicas que justificam diferentes tratamentos, merecendo um check-up hormonal individualizado e uma abordagem personalizada, multidisciplinar e centrada em cada indivíduo.
As pessoas que sofrem desta doença precisam de ajuda médica e não de serem estigmatizadas. A obesidade contribui para uma diminuição da esperança média de vida, não apenas por ela própria, mas porque, enquanto doença inflamatória, condiciona muitas outras doenças.