Obesidade: o que é?
Desde 2008 que a Obesity Society defende que a obesidade deve ser encarada como uma doença, uma patologia crónica caracterizada por excesso de massa gorda e que, com o passar do tempo, conduz a alterações estruturais e funcionais do organismo, aumentando desse modo o risco de desenvolver outras doenças responsáveis por morbilidade e mortalidade precoces:
- diabetes mellitus;
- hipertensão arterial;
- dislipidemia;
- esteatose hepática;
- patologia osteoarticular;
- lipedema;
- asma;
- apneia do sono;
- aumento do risco de determinados cancros.
Obesidade: Causas
A obesidade está associada a um potencial genético, hereditário, mas também a fatores ambientais e a fatores comportamentais. Pensa-se também que possa estar associada a alterações dos processos neuronais (processos psicológicos que ocorrem a nível cerebral e que podem determinar esta doença tão prevalente).
Deve ser avaliada em consulta de Endocrinologia para se determinar a etiologia (causa), bem como o tratamento a seguir.
Obesidade: tratamento
A obesidade é caracterizada por várias apresentações clínicas que justificam diferentes tratamentos, merecendo um check-up hormonal individualizado e uma abordagem personalizada, multidisciplinar e centrada em cada indivíduo.
As pessoas que sofrem desta doença precisam de ajuda médica e não de serem estigmatizadas. A obesidade contribui para uma diminuição da esperança média de vida, não apenas por ela própria, mas porque, enquanto doença inflamatória, condiciona muitas outras doenças.
Médica Especialista
em Obesidade
Dra. Joana Menezes Nunes
- Licenciada em Medicina e Cirurgia com formação específica em Endocrinologia
- Frequentou cursos e reuniões nacionais e internacionais no âmbito da Endocrinologia
- Distinguida com prémios de mérito científico
- Autora do livro “Do XL ao S”
- É presença assídua em programas de televisão, rádio e podcasts.