Perguntas Frequentes sobre Obesidade

1

Qual a diferença entre um endocrinologista e um nutricionista no que diz respeito à obesidade?

Um endocrinologista é o médico responsável pela avaliação hormonal e pela avaliação de outras doenças associadas à obesidade.

O médico endocrinologista faz a história clínica, o exame objetivo, pede exames complementares de diagnóstico, diagnostica e medica, consoante cada caso.

O nutricionista elabora um plano alimentar individualizado e personalizado.
Por conseguinte, ambas se complementam mas uma não se esgota na outra.

2

As pessoas obesas têm de tomar medicação para a vida toda?

Esta é uma questão difícil. Sabemos que há casos em que, de facto, os pacientes têm necessidade de fazer medicação toda a vida, até para não haver reganho de peso.

Por outro lado, há casos em que fazem medicação por determinados períodos de tempo e depois suspendem, sem reganho do peso. Tudo dependerá da situação e de cada indivíduo.

O que sabemos é que o acompanhamento médico e nutricional deve ser feito para a vida toda e que o segredo está na adoção permanente de hábitos de vida saudáveis. 

Se necessário, manter, sim, os fármacos (se é uma doença, então sim, temos de a tratar com todas as armas possíveis e os fármacos são armas poderosas e que podem fazer toda a diferença). 

3

Vou engordar tudo de novo, depois de deixar os medicamentos?

Se deixar os medicamentos sem indicação do médico e, sobretudo, se voltar aos velhos hábitos de vida que o fizeram aumentar o peso, então sim, vai reganhar o peso todo e até frequentemente mais algum.

Se a medicação for suspensa com supervisão médica, se estiver tudo bem em termos de saúde e se tiver enraizado os hábitos de vida saudáveis e as estratégias para não aumentar de novo de peso, então não existe razão para tal voltar a acontecer (sobretudo se mantiver o acompanhamento médico).

No meu livro Do XL ao S, ensino várias estratégias para a manutenção do peso.

4

Qual o melhor tratamento para a obesidade?

O melhor tratamento para a obesidade é aquele que for personalizado, individualizado e adaptado a cada pessoa e situação.

Fale connosco
1
Necessita de ajuda?
Whatsapp Allure Clinic
Olá! Em que podemos ajudar?
(Estamos disponíveis todos os dias úteis das 10:00 às 19:00)