Perguntas Frequentes sobre Criocirurgia

A Criocirurgia é um procedimento doloroso?

A aplicação do azoto vai congelar a área a tratar, pelo que a sensação de ardência e dor são frequentes. Em determinadas situações poder-se-á aplicar um anestésico para aumentar o conforto do paciente. É da máxima importância que o procedimento seja realizado por um médico Dermatologista com experiência, uma vez que, se não for corretamente aplicado, poderá provocar necrose e dano de áreas cutâneas saudáveis.

A Criocirurgia é indicada para o tratamento de verrugas e quelóides?

Sim. A crioterapia tem resultados muito bons no tratamento de verrugas, e poderá ser uma boa ajuda no tratamento de quelóides. Poderá ser necessário realizarem-se algumas sessões para se chegar ao objetivo pretendido.

O azoto líquido pode ser aplicado em qualquer parte do corpo?

Teoricamente sim, contudo é necessário especial cuidado em áreas sensíveis, nomeadamente na face e pálpebras. Nestes casos, deve falar com o seu médico e expor a situação. Em conjunto, decidirão o tratamento mais adequado.

Por que razão se escolhe a criocirurgia para tratar estas lesões em vez de outra técnica?

A crioterapia apresenta inúmeras vantagens se for bem executada e seleccionada para a doença em causa. Não exige anestesia, nem hospitalização e poderá ser realizada no consultório do Dermatologista. Não necessita de pontos, é um procedimento rápido, com baixas taxas de infecção e com resultados estéticos muito bons.

Nota Clínica: Esta página apresenta noções gerais e utiliza uma linguagem adequada aos leitores sem formação na área. O conteúdo foi redigido de acordo com o conhecimento científico atual sobre Criocirurgia e revisto pelos médicos da Allure Clinic.