A ascensão do CLaCS no Tratamento das Varizes e Derrames
As varizes e derrames, apesar de frequentemente confundidos, não são a mesma coisa.
Mas independentemente das diferenças, a verdade é que ambas as lesões são responsáveis por constrangimentos estéticos e desconforto físico, já para não falar da possibilidade de indiciarem outras condições de saúde mais sérias.
Posto isto, é importante tratar as varizes e derrames. É verdade que existem vários métodos à escolha, mas o CLaCS parece ter vindo a ganhar popularidade.
Porquê? É o que vamos descobrir.
O que é o CLaCS?
CLaCS significa Crio-Laser e Crio-Escleroterapia e trata-se de uma técnica que foi sendo aprimorada ao longo do tempo, graças à evolução tecnológica que trouxe novos conceitos como a realidade aumentada.
Indicado para tratar sobretudo os derrames, é um método que associa algumas terapêuticas disponíveis do mercado, nomeadamente:
- Crioterapia;
- Terapia Laser;
- Escleroterapia.
De forma geral, pode ser utilizado numa grande percentagem de pessoas, eliminado as marcas inestéticas, que causam tantos constrangimentos, assim como o desconforto, manifestado através de alguns sintomas como o inchaço dos membros inferiores e a sensação de peso ou cansaço nas pernas.
Como é o procedimento?
Nesta técnica é utilizado um dispositivo de realidade aumentada – o VeinViewer - que, através de raios infravermelhos projetados na pele, permite identificar as veias invisíveis a olho nu, melhorando a precisão do tratamento.
Isto é importante porque, em muitos casos, não basta apenas tratar os derrames, mas também as veias que os alimentam, conhecidas como veias nutridoras.
Caso contrário, o problema será resolvido apenas à superfície e não na sua origem.
De forma simplificada, o CLaCS aplica conjuntamente injeções de esclerosante e laser transcutâneo.
No caso do laser, o objetivo é atingir seletivamente as veias nutridoras através do calor, sem causar danos à pele.
É também injetada uma solução (o esclerosante), recorrendo a técnicas de escleroterapia.
Ao longo do procedimento, é usada uma unidade criogénica que liberta um fluxo de ar gelado nos locais onde o laser e as injeções estão a ser aplicadas.
Esta sensação de frio, que corresponde à componente de crioterapia do tratamento, fornece uma espécie de dormência à pele, levando a que a intervenção seja mais confortável para o paciente.
No fundo, todos estes efeitos (laser, esclerosante injetado e frio), levam a que a veia colapse, eliminando assim os derrames visíveis.
Quanto tempo demora?
A duração do tratamento depende de alguns fatores relativos à condição do paciente, nomeadamente a extensão da área e número de vasos a tratar e também as suas expectativas pós-tratamento.
Ainda assim, de modo geral, uma sessão demora entre 1 a 3 horas.
O que esperar Após o Tratamento?
Como método não invasivo, o CLaCS não exige período de recuperação, podendo regressar às tarefas habituais do dia a dia de imediato.
Além do mais, é uma solução que não exige especiais cuidados, a não ser evitar a exposição solar, o que permite retomar a vida normal sem limitações. Nem as meias de contenção elástica são necessárias!
Mas há mais: é um tratamento sem efeitos indesejáveis, salvo algumas exceções, onde podem surgir pequenos edemas locais ou equimoses, que desaparecem naturalmente.
Quanto ao colapso de algumas veias, não há razão para preocupações: o sangue segue por veias mais saudáveis, não causando qualquer problema de saúde.
Quais os Resultados do CLaCS?
Clique na imagem abaixo para ver mais casos Antes e Depois!
Este é um tratamento realmente eficaz, além de inovador.
Quem o comprova é um estudo recente, que mostra que a grande maioria dos pacientes avaliados tratados com CLaCS (86%, mais concretamente) apresentaram uma melhoria total ou parcial da condição, nomeadamente quanto aos resultados estéticos.
Na verdade, existem casos em que já são visíveis diferenças após a primeira sessão, principalmente quanto à redução do diâmetro interno das veias doentes.
Contudo, o verdadeiro resultado demora, por norma, algumas semanas ou meses a ser evidente.
Quais as razões para o sucesso da técnica?
Um dos motivos para que este procedimento se torne progressivamente mais popular prende-se com a sua grande vantagem: tratar o maior número possível de vasos de cada vez.
Apesar de existirem mais tratamentos para tratar as varizes e derrames (como a Escleroterapia, Radiofrequência ou Stripping, por exemplo), o CLaCS agrupa na mesma sessão algumas soluções eficazes e comprovadas, beneficiando dos seus efeitos ao mesmo tempo.
Apesar de existir sempre hipótese de o problema voltar no mesmo local ou noutro, os efeitos deste tratamento tendem a perdurar no tempo graças à sua capacidade de tratar a fonte que lhe deu origem.
Confie nos especialistas certos e potencie os seus resultados
A técnica, por si só, promete bons resultados.
Contudo, encontrar um médico especialista de confiança é o que lhe permitirá, em primeiro lugar, realizar um diagnóstico certeiro e, depois, proceder ao tratamento de forma adequada.
Na Allure Clinic somos especialistas em Cirurgia Vascular, mas há mais: atualmente, a nossa Dra. Joana de Carvalho é a única médica em toda a Península Ibérica que possui a certificação relativa ao CLaCS da Clínica Miyake, onde a técnica foi preparada.
Não se esqueça: quanto mais cedo tratar, melhor os resultados. Marque uma consulta com os nossos especialistas em varizes e comece a cuidar de si o quanto antes.
Dra. Joana de Carvalho
- Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
- Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular
- Fellow of the European Board of Vascular Surgery
- Member of the College of Phlebology